segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Mudando Sua Vida!!

glitter graphicsEm meus atendimentos, tanto individuais como de casais, me deparo constantemente com a dificuldade dolorosa e inaceitável do ser humano em aceitar o término de um relacionamento que se deteriorou.
Com o desenrolar do processo terapêutico, entretanto, os subterfúgios se desvanecem e o encontro com a realidade acontece, mais cedo ou mais tarde.
Muitas vezes, o término se torna inaceitável porque igualmente o abandono de crenças, como a do amor eterno e a da família perfeita, também o são.
Não desistir das fantasias românticas e encarar a realidade faz com que se permaneça na agonia perante querer mudar o que não pode ser mudado, ou na alienação que tudo aceita, mesmo que só migalhas sejam oferecidas.
É curioso e saudável quando ele ou ela se dá conta de que, na realidade, não amava mais seu parceiro e que só insistia em permanecer no relacionamento, apesar das infidelidades, rejeições e desqualificações, porque a idéia de destruir um sonho e desistir de uma fantasia era insuportável e sinônimo de fracasso.
Quantas brigas e atitudes agressivas seriam evitadas se o casal percebesse que a tentativa de mudar o outro nada mais é do que tentar agarrar-se a uma frágil esperança de que conseguirão permanecer juntos. "Se ele parar de roncar, se ele emagrecer..."
Acreditar que pode mudar o companheiro, confundir atração e desejo de amar com carência, aceitar viver com parceiros manipuladores e mentirosos, "fingindo que nada vê", são meras tentativas de não encarar a realidade.
Admitir estar vivendo ou ter vivido de ilusões não é fácil. Muitas vezes nos sentimos envergonhados pela nossa ingenuidade e sem forças para acreditar que é possível viver de outra forma.
Neste momento, é importante que a paz interior, o respeito por si mesmo e a busca de uma convivência prazerosa e gratificante sejam valores primordiais na vida do ser humano.


Beijos...Yasmim*****


Nenhum comentário:

©2007 '' Por Elke di Barros